O Que Precisa Para Ser Um Contador De Sucesso?

O ambiente dos negócios se alterou nos últimos anos e isso, consequentemente, fez com que se alterasse a profissão de contador. Tal contexto possibilita uma maior valorização do capital intelectual, fazendo com que os profissionais sejam reconhecidos pelo seu desenvolvimento, que se torna uma fonte de vantagens competitivas saudável.

Um fator externo de muita importância e que impacta diretamente na profissão de contador é a legislação tributária. Para quem deseja construir uma carreira profissional sólida como contador, é preciso ter em mente que a influência que a legislação tributária exerce sobre o comportamento do profissional, assim como a sua técnica, pode decidir se a carreira será de sucesso, pois as informações contábeis estão contidas nesta ferramenta, que é a legislação.

Conseguir galgar uma trajetória de sucesso vai além de apenas escriturar contabilidade. Tal técnica é uma condição básica para trilhar a profissão de contador. Um profissional promissor busca transmitir a informação. Informar é uma qualidade que, se bem explorada pelo profissional, pode lhe render cada vez mais possibilidades de chegar ao tão sonhado sucesso.

Transformações na profissão de contador

O International Federation of Accountants (IFAC) apontou em seus estudos as mudanças em relação às competências do contador, visto, pois, que são mais exigidos do que no passado. Sabe-se que por competência se tem em mente que seja algo ligado ao comportamento, entre outras ideias possíveis, relacionadas com administração de pessoas e decisões. Além disso, a competência possui outros significados, tais como:

• Aptidão;
• Habilidade;
• Idoneidade.

Diante destas características, um profissional que saiba como aprimorá-las dará passos importantes para se tornar alguém de sucesso no que faz. Tais elementos também configuram resultados comportamentais que possam trazer resultados práticos e úteis em termos sociais.

Demais disso, há algumas características importantes no que se refere à prática profissional de um contador de sucesso, que são:

• Paciência;
• Habilidade de comunicação;
• Estabelecimentos de metas palpáveis.

-Paciência

Saber lidar com as exigências proporcionadas pelos clientes muitas vezes pode ser motivo de impaciência. Com paciência, tais obstáculos podem ser superados, à medida que o contador trabalha o equilíbrio emocional. Com uma característica tão importante é possível que os resultados práticos na vida profissional sejam favoráveis para grandes progressos.

-Habilidade de comunicação

A comunicação não ocorre no ambiente profissional apenas através de palavras. Além delas, há também a comunicação realizada pela aparência e pelos gestos. A união de todas estas variáveis determina uma habilidade comunicacional que possa levar o profissional para situações de maior ou menor responsabilidade, onde se construirá o sucesso profissional.

-Construção de metas palpáveis

As metas estabelecidas ao longo da profissão é que determinarão aonde um contador quer chegar. Metas elevadas demais, embora possibilitem grandes saltos e trunfos, ao mesmo tempo, podem levar o indivíduo a cometer grandes tombos. Por outro lado, metas muito baixas não contribuem para a construção de uma carreira sólida e de sucesso.

Diante de passos curtos ou longos demais é importante saber realizar caminhadas a passos adequados pelo tamanho da perna, mas sempre buscando aprimorar as competências para que o sucesso seja conquistado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.