Contador de Sucesso

O Que é uma Empresa LTDA e Quais suas Principais Vantagens?

O que é uma empresa LTDA? Este modelo é um dos mais conhecidos do Brasil, para ter este modelo o capital investido é que determina a participação no negócio. Qualquer investimento realizado pode ser igual ou parcial entre os sócios. Vamos falar mais sobre este modelo de empresa a seguir.

Conheça aqui, o que é uma empresa LTDA

Ao decidir abrir uma empresa seja com sócio ou individual, é necessário saber o que é uma empresa LTDA, e conhecer ainda outros modelos de empresa, para entender qual realmente se encaixa no perfil de seu modelo de negócio.

Neste caso, o capital deve ficar protegido se houver falência, rompimento, ou até mesmo a dissolução total da empresa. Desde 2011, não há necessidade de incluir os sócios no contrato, e a empresa pode ser aberta por apenas um único empreendedor.

Com esta modalidade, os direitos e deveres de pessoa física e jurídica ficam separadas, para esta situação de maneira específica, o mais indicado é abrir na modalidade Eireli. De modo geral, a sociedade limitada nada mais é do que sociedades por quotas de responsabilidades limitadas.

Este formato apresenta regras e características próprias, por exemplo, com o consentimento dos sócios, uma empresa que não faz parte da sociedade pode cuidar da administração da empresa, e prestar assessoria em todos os processos que fazem parte do dia a dia do gerenciamento.

Como funciona a Sociedade Limitada?

Se deseja saber o que é uma empresa LTDA, deve deixar específico no contrato, nas cláusulas é necessário incluir as seguintes informações abaixo, para que tudo seja esclarecido entre os sócios e que não haja erros durante o processo:

  • Identifique as informações dos sócios;
  • Coloque denominação, sede, objeto e tempo de vida da empresa;
  • Expresse o bem em moedas ou respectivos bens;
  • Deixe definido a quota dos sócios, e como será utilizado;
  • Inclua a prestação e contribuição dos sócios;
  • Informe quem será responsável pela administração.

Para fazer com que o contrato seja realmente válido, a empresa deve cumprir alguns requisitos conforme determina o artigo 104 do CC, e dessa maneira a organização estará dentro da lei e não vai correr o risco de ser penalizada:

  • Agente capaz;
  • Objeto lícito, e que seja possível de ser realizado;
  • Forma prescrita.

A contribuição dos sócios deve ser especificada, a distribuição dos lucros também deve constar no contrato, além disso, veja se a empresa atende a outros dois requisitos muito importantes para que a organização funcione corretamente.

Pluralidade dos sócios

Deve ser reconhecida quando há ao menos uma pessoa física, que podem, essas informações devem constar no contrato social, o processo de registro tem um prazo de 7 a 15 dias, após o prazo do registro, o CNPJ será criado e a empresa poderá enfim, prestar serviços para a sociedade.

Affectio societatis

Trata-se da disposição dos sócios em querer manter sociedade uns com os outros, caso não haja disposição por parte de um dos sócios, pelo menos, a sociedade deve ser dissolvida. É um processo que requer cuidado e controle na hora de executar todos os processos necessários.

Uma das funções que os administradores devem  cumprir com relação à sociedade LTDA é de ter responsabilidade tributária, e deve se manter leal à empresa, sendo assim,  não poderá abusar do cargo e nem se beneficiar de alguma informação fundamental, com isso fica claro entender os conceitos sobre o que é uma empresa LTDA.

Quais suas principais vantagens?

Para quem está levando em consideração a abertura de uma sociedade limitada, saiba que há boas vantagens que poderá atrair a atenção dos sócios da empresa, mas lembre-se é fundamental estudar o modelo do negócio para saber se o LTDA pode ser compatível ou não:

Há uma atuação integrada dos sócios

Embora seja formada por cotas individuais no capital social, para manter o bom funcionamento da organização é preciso ter uma atuação integrada entre todas as partes, todos os sócios devem tomar decisões juntos para gerenciar toda a empresa.

A remuneração é igual ao investimento

Para o LTDA, a remuneração dos integrantes deve ser equivalente ao investimento, dessa forma, a distribuição dos lucros torna-se mais simples, a responsabilidade dos sócios será limitada no capital social declarado.

Maior autonomia para a empresa

Depois de saber o que é uma empresa LTDA, as organizações têm sua autonomia garantida, não devemos nos esquecer que os sócios não podem usar os bens da empresa para poder pagar compromissos particulares.

Negócio preservado

Se houver prejuízo, os sócios ficam impedidos por lei de receber o lucro da empresa, assim,  a estabilidade da empresa fica protegida, e não vai afetar o pagamento dos funcionários. Toda a empresa se sente mais segura com relação aos salários e bonificações.

Sócios podem ser excluídos

Quando pesquisar sobre o que é uma empresa LTDA, saiba que dentro desta modalidade os sócios podem ser excluídos, caso haja necessidade, se houver quebra de regras ou de contratos, por exemplo, o contrato poderá ser rompido.

Mesmo tendo algumas vantagens, devemos ter cuidados com aberturas de empresas, dessa forma, podemos garantir que a estrutura da organização será mantida, e que todos os departamentos vão funcionar corretamente.

Como abrir uma empresa LTDA?

Agora que mostramos o que é uma empresa LTDA, saiba que abrir uma empresa nesta modalidade hoje em dia, é um processo mais simples, nossa equipe de contadores podem ajudar a facilitar toda a burocracia, e ainda oferecemos um sistema de gestão que pode ser acessado de qualquer lugar a qualquer hora.

Contar com o apoio de uma equipe de contadores é essencial para não errar durante os processos, pois um erro pode impedir que o CNPJ seja aberto, por isso, fique atento com todos os documentos e com todas as informações que devem ser anotadas.

Tenha guardado as informações dos sócios, e as informações referentes aos lucros e metodologia de negócio, a Junta Comercial e a Receita Federal costumam ser bem rigorosas na hora de realizar abertura de empresas, por isso, ter todas as informações salvas facilita ainda mais os processos.

Temos uma oportunidade única…

O que é uma empresa LTDA? Venha conferir de perto como funciona nosso sistema, fale com um de nossos contadores para que os mesmos possam esclarecer alguma possível dúvida sobre os processos de abertura de empresa.