O que é Planejamento Estratégico e porque sua empresa precisa de um?

O planejamento estratégico de negócio refere-se a uma etapa inicial de projeção, identificação de oportunidades e de formatação de abertura de uma nova empresa, produto ou serviços.

Numa concepção mais prática, o planejamento é reconhecido como plano de negócio e deve ser elaborado com cuidado e pesquisa.

Sabemos que determinado um empreendimento surge a partir de uma ideia, sonho e identificação de necessidades e oportunidades no mercado.

Dessa forma, planejar o negócio auxilia muito a estabelecer etapas, prioridades e informações que devem orientar o empreendedor na abertura e manutenção da empresa.

O que é planejamento estratégico?

Antes de refletir sobre esse tipo de projetação de uma negócio, o futuro empreendedor deve estar ciente da definição de planejamento em sua teoria e prática.

Devemos lembrar que o ato de planejar envolve a iniciativa de criar um plano para alcançar determinado objetivo.

A estratégia cuida de saber explorar as melhores condições para chegar também a um objetivo. Afinal o que queremos e como devemos chegar ao ponto que queremos alcançar?

Dessa forma, estamos envolvidos como com um processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização. Buscando a definição das metas, até às tomadas de decisão, mobilizações e reuniões de condições.

O que é planejamento de negócio?

Esse tipo de plano faz parte de todo o esforço de estratégia e de adoção de esforços.

O plano e planejamento de negócio visa descrever, organizar e determinar estratégias para o planejamento e execução de abertura de uma nova empresa. O planejamento de negócio é essencial para empresas de diferentes portes e segmentos de mercado.

Determine ideias e oportunidades

O planejamento estratégico de um negócio deve ser antecedido por um conjunto de ideias a serem implementadas, objetivos iniciais e identificação de uma oportunidade de mercado que ainda não está sendo atendida.

Qual é o objetivo de seu negócio?

Afinal, onde você quer chegar? Antes de iniciar o empreendimento, o investidor e o empreendedor precisam determinar objetivos claros para serem alcançados pela nova empresa.

É importante saber descrever quanto capital inicial, equipamentos e parceiros a nova empresa precisará para ser criada e crescer.

Esboçar um conjunto de objetivos iniciais que, no decorrer da realização do projeto, poderão ser ramificados com novos objetivos que surgirão com a realização do negócio.

Orientações para o negócio

O planejamento de negócio orientar os criadores do empreendimento a buscar orientações profissionais visando fortalecer as bases da empresa.

As orientações do plano de negócio devem nortear sobre:

  • Segmento de atuação;
  • Elaboração de produtos e serviços;
  • Oportunidade de negócios;
  • Necessidade;
  • Identificação de clientes;
  • Análise sobre os concorrentes;
  • Estudo sobre fornecedores;
  • Pontos fortes e fracos do negócio.

Estratégias para captação de parceiros

O planejamento estratégico de negócio além de descrever o conceito e os objetivos iniciais deve reunir documentos estratégico para transmitir a missão e a visão de negócios para os apoiadores e potenciais parceiros que podem ajudar na construção e no investimento para a empresa.

Nesse documento é possível apresentar uma projeção de taxa de retorno de investimento, captação de novos clientes e posicionamento da marca no segmento de atuação.

Essas informações, quando bem apresentadas, ajudam a gerar credibilidade e confiança em novos investidores para viabilizar o empreendimento.

Tenha prazos

O planejamento deve incluir a elaboração de um cronograma que estime o prazo médio para a realização de cada tarefa organizacional e mercadológica na nova empresa.

O gestor deve estabelecer prazos para a formação de equipes de trabalho, produção, análises de riscos operacionais, captação de recursos, identificação de clientes e retorno de investimento.

Como redigir o plano de negócio

Inicie através de um rascunho. No documento, redija todas as ideias que você já tem e vier na cabeça. O rascunho pode ser redigido em conjunto com outras pessoas que possam se tornar em possíveis sócios do projeto.

O rascunho ajudará a definir o que realmente se deseja com a abertura da empresa e qual a verdadeira função ela desempenhará no mercado. Responder às perguntas iniciais também ajudará a definir os objetivos.

Determine metas bem planejadas

No planejamento estratégico as metas são fundamentais. Dessa forma, as metas do projeto podem ser definidas por conjunto de ações a serem colocadas em práticas pelo empreendedor e sua equipe. As metas podem ser:

  • Produzir ou disponibilizar um determinado produto inexistente no mercado atual;
  • Tornar a sua marca mais conhecida através de anúncios em redes sociais;
  • Melhorar a experiência de consumo de produtos e serviços;
  • Incluir causas sociais na atuação de sua nova empresa;
  • Conquistar novos mercados.

Análise da concorrência

Os investidores, representantes e o empreendedor de uma nova empresa precisam analisar o mercado sob o ponto de vista dos concorrentes.

Analisar os líderes do setor no qual a nova empresa pretende atuar, conhecer os pontos fortes e fracos dos concorrentes, a política concorrencial do mercado de atuação, como os concorrentes divulgam seus produtos, os canais de distribuição e comunicação utilizados por outras empresas.

Análise do cliente

O criador do plano de negócio deve determinar para quem ele pretende vender.

Para determinar o cliente que será atendido pela nova empresa, é importante realizar um pesquisa sobre o comportamento do mercado consumidor ou orientar o projeto através de pesquisas comportamentais já existentes ou criar uma persona.

Plano de marketing e comunicação

Plano de marketing e comunicação

Para o planejamento estratégico do negócio ser completo, ele pode ser composto por outros planos incluídos como tópicos dentro do mesmo projeto. Um deles é o plano de marketing e comunicação.

No plano de marketing o projeto pode determinar quais mercados e estratégias de posicionamento a empresa desenvolverá, incluindo a elaboração de uma logomarca e de uma linguagem de comunicação interna e externa.

Conclusão

Dessa forma, o planejamento se torna mais abrangente quando pensa no mercado externo e interno da empresa, quando identifica clientes, oportunidades e ameaças. Ao mesmo tempo, definir oportunidades é preponderante para o sucesso do plano.

No planejamento estratégico de marketing, por exemplo, é importante definir quais canais a empresa utilizará para atender seu potencial cliente, além de um número de telefone, a empresa poderá utilizar chat on-line, landing page, páginas oficiais em redes sociais como facebook e instagram, canal oficial no YouTube, etc.