Como Quebrar Uma Empresa Em Poucos Passos?

Hoje, o assunto é um pouco chato, mas que chega ser bizarro! Então vamos lá.

Mas antes de apresentar Como Quebrar Uma Empresa Em Poucos Passos, vou te contar como tudo isso começa. O fato é que muitas das empresas quebram dessa forma.

Eu venho prestando serviços para uma empresa a 8 anos, serviços de contabilidade, e de uns 3 anos para até hoje, algumas mudanças foram ocorrendo que levou a empresa a essa situação.

A empresa chegou a ter 5 sócios, mas não existia consenso entre os sócios sobre assuntos relevantes ao crescimento da empresa, quando tinha que tomar uma decisão o que prevalecia era o EGO de cada um.

Muitas das vezes eu mesmo apresentei relatórios dizendo que o caminho tomado estava errado, mas sem ouvidos, e nós sabemos que relatórios não mentem, e olha que estamos falando de uma empresa que tinha 400 funcionários, em vários projetos no Brasil inteiro, faturamento anual em torno de 80 milhões de reais e crescendo a uma taxa de 20% ao ano.

Ai você me pergunta: Porque essa empresa quebrou?

Porque não acatou os rumos que os relatórios mostravam, simplesmente seguiram o seu EGO!, EU SEI, EU POSSO…

O que os sócios não enxergavam é que o crescimento em faturamento não necessariamente significa crescimento de rentabilidade (dinheiro no bolso), se você não olha para os custos da operação, muitas das vezes determinado projeto não compensa, por isso que eu sempre falo: “Maior Número de Vendas, Não Significa Mais Lucros”.

Nesse caso o que faltou, foi uma gestão corporativa que acatasse os números. Depois que os prejuízos apareceram de forma descarada, resolveram tomar ação! Nesse caso já era tarde!

Então vamos aos poucos passos para quebrar uma empresa:

Primeiro: Não olhe para os Custos da Operação;

Segundo: Não ouve o Alerta que o Contador apontou anteriormente;

Terceiro: Eu sei tudo, Eu Posso Tudo;

Quarto: Não ter competência e habilidades técnicas para comandar a empresa;

Quinto: Não admitir que está errado.

E não acaba por aí, depois que o fato foi descoberto…

A EMPRESA VAI QUEBRAR, E AGORA!

Ah! Temos que mudar…

Mas os principais pares para efetuar a mudança, abandonaram o barco!

Moral da história, quando está todo mundo ganhando, pode ocorrer o que ocorrer, está tudo bom e obrigado. Quando o calo aperta são poucos que ficam para tentar uma solução quase impossível.

É importante dizer que esses pares que abandonaram o barco, foram os mesmo que lá no começo, fecharam os olhos para a situação!

Portanto, cuidado ao escolher os seus parceiros! Fica a dica! E escute o que o Contador Orienta!

Por hoje é isso… se gostou compartilha, comente… isso é super importante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.