Como Diminuir Custos Em Tempos De Crise?

Diminua custos em tempo de crise
Aprenda a lidar um pouco melhor com seus gastos e veja algumas dicas

A crise econômica é uma realidade que nós, brasileiros, estamos sofrendo na pele nestes últimos anos. Em meio a esse caos, controlar os gastos fica cada vez mais difícil, os custos vão aumentando e é necessário ter o pé no chão para administrar tudo isso.

É tempo de se reorganizar, ativar a contabilidade e saber o que pode ou não gastar. Iremos dar algumas dicas de como você pode fazer isso, ajudando a diminuir seus custos e organizar seu orçamento. Além disso, uma nova opção pode ser bem-vinda: o empreendedorismo.

Saiba mais abaixo.

Dicas para gastar menos

•Tenha em mente o que vale a pena e o que não vale. Só gaste com coisas que você realmente precise. Deixe para trás aqueles pequenos gastos bobos, não compre mais coisas que você sabe não serem de extrema importância ou urgência.

•Veja o que você tem em sua casa ou escritório que não usa mais. Caso esteja em boas condições, você pode até mesmo colocar à venda na internet. Já começa aí um pensamento de empreendedor. Dessa forma, você consegue um dinheirinho extra para ajudar nos gastos.

•Reveja sua contabilidade, peça ajuda e organize os gastos e despesas com tabelas, planilhas ou gráficos. Arrume um jeito de controlar o que entra e sai de sua conta bancária.

•Guarde dinheiro, deixe sempre um pouquinho sobrando. Isso é bom para ter uma visão do futuro, poder planejar e contar com aquele dinheiro.

•Pesquise muito! Fique atento aos preços, veja em quais locais aquele produto é mais barato e compre nele. Sempre faça uma boa pesquisa antes de sair por aí gastando à toa. Até mesmo com fornecedores.

•Veja se é possível abrir um negócio e invista nisso. O empreendedorismo abre grandes portas e pode te ajudar muito em sua renda, além de ser algo mais sólido e que você possa tocar em frente. Em tempos de crise, demissões em massa acontecem. Esteja preparado para qualquer coisa, e tenha algo próprio para cuidar.

•Tenha sempre em mente: posso fazer a mesma coisa, porém gastando menos? Caso a resposta seja sim, não perca mais tempo.

Tocar uma empresa em tempos de crise

Caso você esteja ou tenha uma empresa, você não está a salvo da crise. As empresas têm custos altos e nesses momentos é importante pensar de maneira estratégica e até mesmo abrir mão de algumas coisas não muito necessárias.

Na hora de repensar em como aliar as contas, analise se pode cortar gastos em determinados setores, se aquilo fará falta ou prejudicará os negócios. Outra dica é pensar que, caso a qualidade precise diminuir, o seu público alvo aceitará? O preço também diminuirá, portanto, uma coisa vai compensar a outra?

Mais um ponto positivo é pensar em maneiras de diminuir o consumo de água, luz, telefone e outras despesas. Isso ajudará ainda mais a empresa e, além disso, pode ser bom para o meio ambiente.

Reduza também bônus ou benefícios extras. Corte gastos a mais. Saiba avaliar e analisar oportunidades e a hora certa para mudanças.

Isso tudo certamente ajudará muito na contabilidade, além de ser uma forma de gastar menos com o que não é necessário.