Quais os principais Benefícios de Migrar de MEI para ME?

O grande sonho de todo pequeno Empresário é ver a sua Empresa crescer, ainda mais, quando se começa como um Microempreendedor Individual. A partir de agora, apresentaremos alguns dos principais benefícios de migrar de MEI para ME e porque essa mudança pode alavancar o seu negócio, confira!

O Que é ME (MicroEmpresa)?

De acordo com o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, conhecida simplesmente como Lei Geral (Lei Complementar nº. 123/2006) toda e qualquer empresa com CNPJ ativo no Brasil, que tenha faturamento anual de até 360 mil reais e no máximo 10 funcionários contratados, pode se enquadrar como MicroEmpresa ou simplesmente ME.

Benefícios de Migrar de MEI para ME

De acordo com a lei, empresas que se enquadram neste porte, contam com uma série de vantagens que vão além dos benefícios tributários e fiscais. Entre eles podemos destacar:

Maior Faturamento E Maior número de Funcionários

Quando uma empresa começa a crescer rapidamente, o valor anual do seu faturamento pode ser uma trava para frear o seu crescimento. Como MEI, seu faturamento estava restrito em até 81 mil reais por ano, ou seja, no máximo R$6750 reais mensais.

Um dos principais benefícios de migrar de MEI para ME é a possibilidade de ter um faturamento maior. De acordo com a lei, uma MicroEmpresa no Brasil, pode faturar até 360 mil reais por ano, ou seja,  30 mil  reais mensais.

Um faturamento maior permite que você possa escalar gradativamente o seu negócio e consiga planejar corretamente o futuro de sua empresa nos próximos anos.

Outra vantagem é com relação à quantidade de funcionários que sua empresa pode contratar. Antes como MEI, o máximo permitido era um funcionário com carteira assinada. Agora como ME, a lei permite que você possa contratar até uma dezena de funcionários.

Mais mão de obra significa mais produção, portanto, mais lucros ao seu negócio!

Menos burocracia

Uma microempresa está enquadrada dentro do Simples Nacional. Este é um sistema criado em 1996 pelo Governo Federal, de acordo com a Lei nº 9.317/1996, que visa simplificar a arrecadação de tributos das pequenas e médias empresas no país.

Através do Documento de Arrecadação Simples (DAS), o MicroEmpresário tem concentrado em uma única guia, os oito principais impostos de natureza Federal, estadual e municipal, entre eles, o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ).

O Simples Nacional exige menos burocracia e garante mais agilidade  nos processos contábeis na MicroEmpresa.

Menos impostos

Ainda de acordo com a Lei Geral, todos os tributos cobrados para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte devem ser proporcionais  a estrutura e o tamanho do negócio. Em outras palavras, este tipo de tratamento diferenciado, vai garantir na prática que sua empresa pague menos impostos.

Participar de licitações

No passado, as empresas menores que resolviam participar de algum tipo de concorrência em uma licitação, não tinham a menor chance em relação às empresas de maior porte, pelo fato de terem menos recursos. Para igualar estas disputas, o Poder Público criou uma série de vantagens que garantem que Micro e Pequenas Empresas possam competir de igual para igual com empresas maiores.

Por exemplo, as empresas maiores só podem participar de licitações se estiverem com todas as suas obrigações fiscais em dia. Já no caso de uma Microempresa, é permitido que esta possa participar normalmente,  mesmo que suas obrigações fiscais não estejam em dia. Caso vença a disputa, a ME terá dois dias úteis para regular a sua situação.

Mais facilidade de crédito bancário

No Brasil, a maioria das instituições financeiras e operadoras de crédito possuem planos diferenciados para pessoas jurídicas. Com um CNPJ ativo e uma conta bancária no nome da empresa (Conta PJ),  é possível solicitar crédito rápido para capital de giro, investimento em máquinas e equipamentos, investimento para Marketing e crédito especial para aquisição de veículos.

As taxas de juros oferecidas oferecidas às Microempresas são as mais baixas do mercado neste segmento, com carência que pode variar de 12 a 24 meses. Sem sombra de dúvidas, um dos grandes benefícios de migrar de MEI para ME é a facilidade do crédito bancário.

Mais facilidade na aquisição de Veículos

Como ME, você pode adquirir um veículo com descontos que podem variar de 5% até 30%  do seu valor total. Poucos empresários sabem,  mas com um CNPJ ativo, é possível adquirir carros novos com uma taxa de juros diferenciada que varia de 1% a 1,7% dependendo da quantidade de parcelas e o valor de sua entrada. 

Outra vantagem na aquisição de veículos é a agilidade na entrega, em geral, a maioria das concessionárias entregam seu veículo em até 30 dias úteis, o que é bastante cômodo se você estiver precisando deste para trabalhar.

Descontos em planos de saúde

Na hora de fazer um plano de saúde, a maioria das operadoras costumam oferecer descontos especiais e algumas coberturas extras quando o contrato é feito através de sua Microempresa.

É sempre importante fazer uma cotação entre as operadoras de plano de saúde e ver quais delas mais se encaixam às suas necessidades e ao perfil de sua empresa.

Benefícios previdenciários

Entre os principais benefícios de migrar de MEI para ME, estão os  benefícios previdenciários como:

  • Direito ao auxílio-doença;
  • Direito à licença maternidade;
  • Direito aposentadoria por invalidez;
  • Direito aposentadoria por idade;
  • Entre outros.

O Microempresário ainda conta com descontos especiais na contratação de um plano de previdência privada, para isso, basta consultar as condições com sua corretora.

Como Migrar de MEI para ME?

Se você é Microempreendedor Individual e percebe o notório crescimento de sua empresa e agora sente que precisa mudar de MEI para ME, mas não sabe ao certo como fazer isso, você está no lugar certo. Fale agora mesmo com um de nossos Contadores Online  tire todas as suas dúvidas sobre Microempresas.

Temos uma equipe de plantão pronta para lhe assessorar da melhor maneira possível, evitando erros e possíveis prejuízos.

Fortaleça o seu negócio, torne-se já um Microempresário de sucesso!