Porque o Fluxo de Caixa é vital para a sobrevivência de sua empresa?

Também conhecido como controle de caixa, o fluxo de caixa é um dos processos mais importantes para a saúde financeira de qualquer negócio. Saiba agora porque é tão importante conhecer os seus números e ter um fluxo de caixa bem elaborado vai alavancar a sua empresa.

O que é o fluxo de caixa?

Trata-se de um processo fundamental na gestão de sua empresa, é relacionado às entradas e saídas de capitais que ela possui, é um instrumento de controle para fazer acompanhamento detalhado da situação financeira.

O fluxo é calculado com base no saldo inicial, as receitas, as despesas, e também o saldo final. Todas as entradas e saídas devem ser registradas, pois, somente dessa forma é que é possível verificar qual é a real situação de sua empresa.

Para fazer corretamente o controle de fluxo, há necessidade de acrescentar ainda, investimentos ou empréstimos, assim o relatório ficará completo para que possa ser encaminhado ao Contador e a Receita Federal.

Hoje em dia, é possível escolher se você utilizará uma planilha ou um software para fazer a gestão de sua empresa. Logo, recomendamos manter seu fluxo sempre atualizado. Afinal, em uma empresa todos os dias surgem despesas e receitas.

Quando o empresário cria uma base de dados para a sua empresa, o mesmo estará proporcionando uma verificação de informações em favor de sua empresa, este também deverá informar quais são os valores previstos e quais são os valores a serem realizados.

Se você não tem nenhum grau de experiência com planilhas, fale com um Contador para que ele possa ajudá-lo a montar sua base de dados da maneira mais prática possível.

Principais erros na elaboração do fluxo

Para evitar erros na gestão de seu fluxo de caixa, é fundamental contar com o apoio de um contador com muita experiência. Se você não tem auxílio de um contador, é provável que irá cometer os seguintes erros a seguir, confira:

Não ter uma rotina para fazer acompanhamento

Se você quer conhecer todas as informações importantes sobre seu negócio, é primordial criar uma rotina para fazer o registro de suas informações. Para que seja possível realizar uma boa avaliação, é necessário ter um tempo plausível para que as correções possam ser feitas sempre que houver necessidade.

Lançamentos e dados indevidos

Por mínimo que seja, qualquer valor deve ser lançado para que não haja nenhuma diferença no final do mês. Este é um dos maiores erros cometidos por empresários do mundo todo, pois, poderá ter uma diferença expressiva tanto nos recebimentos quanto nos pagamentos.

Esquecer de dividir o fluxo em categorias

Suas receitas e despesas devem ser separadas por categoria, somente assim, é possível obter uma visão clara e objetiva do negócio. As categorias mais importantes são custos administrativos, custos com pessoal e recursos humanos, custos administrativos.

Não contar com ajuda de um profissional

Ter a ajuda de um Contador é de extrema importância para o funcionamento de qualquer empresa, independente de segmento e de tamanho, se você tem interesse em alavancar seu negócio e deixar sua empresa devidamente organizada, procure um Contador com experiência e preparo suficiente para ajudá-lo(a).

Tipos de fluxo de caixa

Os fluxos de caixa não são todos iguais, e possuem objetivos diferentes, porém há uma missão em comum que é a de organizar a vida financeira de sua empresa. Apresentaremos os tipos mais comuns que você poderá aplicar, conheça:

Fluxo de caixa operacional

É utilizado para fazer o levantamento de despesas e receitas operacionais, este fluxo deverá contabilizar as movimentações referentes ao abastecimento e manutenção de estoque, não podemos nos esquecer do pagamento de funcionários.

Neste fluxo, estão incluídas apenas questões operacionais, que são necessárias para realizar as atividades operacionais de seu negócio. Nesta parte, não podemos acrescentar itens como investimento da empresa, nem juros e impostos.

Fluxo de caixa projetado

Não devemos contabilizar valores já inseridos anteriormente, ou que foram removidos do orçamento empresarial. Como o nome já diz, neste fluxo devemos realizar as previsões futuras de despesas e de receitas. Dessa forma, há como preparar o orçamento de sua empresa para algum imprevisto, caso haja no futuro.

Fluxo de caixa direto

Este é o fluxo mais comum nas empresas, onde podemos incluir receitas e despesas referentes às atividades de seu negócio. Neste fluxo, também podemos inserir investimentos, necessidade de capital de giro, e impostos.

Trata-se de um indicador financeiro mais completo que uma empresa poderá usufruir, é necessário analisá-lo diariamente de acordo com a movimentação financeira de sua empresa.

Porque o fluxo de caixa é importante para a empresa?

Se você deseja fazer adequadamente o movimento de capital da empresa, através do fluxo de caixa este procedimento torna-se possível. Graças a um levantamento realizado em um determinado período de tempo, você tem como saber se o seu faturamento foi satisfatório ou não.

Male hand computer calculator money pen

Com a utilização do fluxo, o contador consegue obter uma ideia geral da empresa, incluindo principalmente os gastos, com a prática do registro de fluxo, há possibilidade de ter um melhor controle financeiro de sua empresa.

Dessa forma, os empresários possuem capacidade de gerenciar melhor as despesas e pagamentos, eles sabem qual o dia que será pago determinada conta, e assim, não atrasam o pagamento e não afetam o caixa da empresa.

Por conta da utilização dessa ferramenta, é que muitas empresas conseguem sobreviver mesmo diante de uma crise financeira, e também, garantem uma reserva de economia de recursos. No comércio o fluxo de caixa também permite realizar ajustes nos preços ou realizar promoções sazonais, por exemplo.

Conclusão

O fluxo de caixa é um dos processos mais importantes na rotina financeira de uma empresa, ele é responsável por monitorar e organizar o que entra e o que sai de recursos, ter um controle total de seus números, vai permitir traçar metas e cortar despesas que agridem diretamente a saúde financeira do seu negócio.

Se você é empresário e não tem domínio sobre este tipo de processo, recomendamos que peça auxílio a um profissional especializado. Para manter um fluxo de caixa saudável, entre em contato com nossos Contadores, nossa equipe irá auxiliá-lo em todas as etapas necessárias para garantir que a sua empresa tenha uma ótima