O Que é Pró-Labore e porque ele é tão importante?

Se você é dono de empresa, mostraremos aqui, o que é Pró-labore e qual a sua importância para as empresas. Trata-se de uma remuneração que a empresa destina ao seu proprietário, os sócios e administradores também recebem este tipo de remuneração.

Para você que é empresário e não sabe separar contas pessoais de contas empresariais, recomendamos que peça auxílio a um contador para realizar este processo sem cometer erros. Não devemos nos esquecer que, esta remuneração deverá constar em contrato, se deseja aprender mais siga nossa leitura.

O que é Pró-labore e como funciona dentro da empresa?

O Pró-labore nada mais é do que a remuneração que sócios, proprietários e administradores recebem, durante o período que estão prestando serviços à empresa. Existem diferenças explícitas entre o Pró-labore e o salário.

Esta remuneração deverá ser isenta de regras obrigatórias, o mesmo não acontece com o salário, por exemplo, não há necessidade de pagar 13º salário para quem recebe esta remuneração, e assim por diante. Há ainda, a possibilidade desta remuneração sofrer modificações de acordo com o interesse de sócios e de administradores da empresa.

A alteração poderá oscilar entre R$ 1,00 até o valor que a empresa tem disponível no caixa, desde que isso não prejudique sua saúde financeira, na contabilidade o Pró-labore possui diferenças com relação ao salário, afinal, existem regras distintas que devem ser cumpridas para que a empresa não sofra penalizações.

Porque a empresa deve definir?

O Pró-labore do latim “pelo trabalho”, deve ser definido para que sua empresa não corra risco de ser enganada. Sem esta forma de remuneração, os empresários acabam cometendo graves erros, retirando seu “salário” somente quando há algum dinheiro disponível, quando não tem ficam sem receber seu pagamento.

Os donos e sócios da empresa, devem entender que eles também representam um determinado custo para a empresa, e que se não aprenderem a separar sua remuneração, isso irá afetar de maneira significativa o caixa da empresa, em casos mais graves poderá levar à falência.

Se você não tem domínio nenhum sobre dividir valores entre pessoal e empresarial, fale com nossa equipe para que possamos organizar melhor sua empresa, assim, você não será penalizado pela Receita Federal.

Mostraremos um passo a passo simples, para que você possa fazer uma definição de Pró-labore:

Conheça as atividades dos sócios

Para não errar nos cálculos, você tem que conhecer quais são as atividades que cada sócio desempenha dentro de sua empresa, de preferência, coloque descrito cada função no contrato devidamente assinado entre as partes.

Pesquise sobre a média salarial

Os sócios devem receber o Pró-Labore de acordo com a média praticada pelo mercado atual, antes de colocar tudo em contrato, faça uma pesquisa para saber os valores que outros sócios que fazem as mesmas funções estão recebendo.

Pague o valor mensalmente

Seja pontual com o valor a ser pago aos sócios de sua empresa, organize-se para pagar todo mês, lembre-se de calcular o salário como se fosse um funcionário.

Quais impostos são cobrados?

Para que não haja erros na hora de lançar o Pró-Labore, é importante ter conhecimento sobre quais impostos a União costuma cobrar dos empresários. Para esta remuneração são cobrados 11% de recolhimento para o INSS, deve-se respeitar o teto de contribuição.

Quem recebe a remuneração como sócio de empresa, também deverá recolher o Imposto de Renda Pessoa Física. O INSS funciona como um auxílio de proteção para os sócios, se sua empresa faz uma distribuição de renda de maior valor, será pago apenas o Imposto de Renda Pessoa Jurídica.

Dessa forma, não há necessidade de pagar também o Imposto de Renda Pessoa Física.

Como realizar um cálculo correto?

Primeiramente, você tem que verificar com o contador se a empresa possui condições de arcar com os custos de um Pró-Labore mensal, caso a empresa não possua as devidas condições, você deverá incluir o valor no preço dos produtos ou serviços que a empresa oferece.

Na prática, será necessário aumentar os preços para que seja possível realizar o pagamento para os sócios da empresa. Lembre-se, se você não tirar sua remuneração todos os meses, isso representa uma falha grave e somente o contador conseguirá consertar e colocar ordem em sua empresa.

Benefícios da remuneração dos sócios para as empresas

Um dos principais benefícios do “pelo trabalho”, se refere justamente às questões contábeis, tal remuneração deverá ser computada, dentro da categoria de gastos e despesas de operações. Este lançamento não é compreendido como um lucro, o mesmo não acontece com outros itens.

Isso favorece as empresas, porque não há necessidade de pagar impostos já que não geram lucro para as empresas. Estas práticas devem ser aplicadas por todas as organizações, afinal, todas as companhias ao redor do mundo possuem gestores, sócios e administradores.

Para a saúde financeira de sua empresa estar em dia, tudo deve ser contabilizado, todos os salários, despesas, bens adquiridos, etc.

Peça ajuda para nossa Contabilidade

Nós da Contador de Sucesso, fornecemos serviços para empresas de diversos segmentos e tamanhos, fazemos aberturas de empresas, migrações de MEI até ME, cálculo correto de tributos, cobranças de pagamentos em atraso, etc.

Somos uma plataforma 100% online, e basta realizar seu cadastro para ter acesso a todos os recursos que deixamos disponível para nossos clientes. Trabalhamos com empresas enquadradas dentro do SIMPLES NACIONAL, e realizamos aberturas de empresas dentro do estado de São Paulo.

Nosso sistema é simples, rápido e digital, caso haja dúvidas você tem o suporte de uma equipe de contadores devidamente preparados para enfrentar qualquer cenário que possa surgir. Para você que está dentro do Simples Nacional, temos à sua disposição o modelo FULL SERVICE, a um custo/benefício extremamente acessível, para empresas com todos os tipos de faturamento.

Nossos clientes costumam apresentar os seguintes perfis: engenheiro, afiliado, dentista, médico, fisioterapeuta, advogado, programador de softwares, todos estão incluídos no Simples Nacional. Você poderá ter acesso a serviços como geração de impostos, declarações mensais e anuais, acesso ao suporte, etc.

Conclusão

Para fazer o cálculo ideal do Pró-labore entre os sócios e administradores da empresa, fale com nossa equipe para que possamos auxiliá-lo neste processo.

Aguardamos o seu contato!