De olho nos Impostos.

Você sabe quais impostos está pagando atualmente para seu município, Estado e União? Se você quer empreender em qualquer lugar do Brasil hoje, é necessário estar por dentro das obrigações fiscais. Para isso, há grandes associações que já prestam suporte jurídico às empresas, tamanhas são as modificações realizadas pelos governos em todos os níveis.

Quem também deve estar por dentro das constantes mudanças fiscais é o sistema de sua empresa. Para uma companhia que trabalha em todos os estados, atentar-se às regulamentações específicas de cada localidade se torna obrigatório, a fim de evitar multas ou problemas com a Polícia Rodoviária no momento do transporte, por exemplo.

A Moura Informática, uma software house paulista, oferece o módulo Fiscal em todos os ERPs comercializados. De acordo com o Analista Fiscal da empresa, Leopoldo Barchz, é difícil quem não entende de tributação aprender da noite para o dia. “Um leigo não vai conseguir acompanhar todas as tributações existentes e as atualizações. É necessário procurar uma consultoria no escritório de contabilidade, ajuda no SEBRAE e até mesmo cursos online”, comenta. Mas é necessário ter cautela com os cursos oferecidos na internet. “O empreendedor deve buscar fontes confiáveis e atualizadas, pois há muita gente que se aproveita da situação e acaba prejudicando os interessados”, explicou.

Atualmente uma microempresa paga, em média, oito tributações para todas as três esferas. Para empresas que são optantes do Simples Nacional, todos os impostos são agrupados na DASN (Declaração Anual do Simples Nacional), o que facilita o pagamento e diminui a confusão no momento de entender o que é e quais são os tributos.

Uma ferramenta que auxilia – e muito – para os que estão de olho em um bom empreendimento é o programa “Alô Contador”, disponibilizado pela Moura Informática. Com ele o escritório de contabilidade consegue conferir todos os documentos fiscais de sua empresa, facilitando e dinamizando a gestão empresarial, eliminando processos mecânicos como o leva e traz de arquivos e colocando fim a duplicação de pagamento de impostos. Além disso, o contador tem acesso aos documentos diretamente do escritório, com próprio login e senha, estando disponíveis apenas arquivos fiscais pertinentes à função.

PLANEJAMENTO

De acordo com pesquisa realizada pelo SEBRAE, em média 24% das novas empresas baixam as portas com dois anos ou menos de atividade. Isso, de acordo com a organização, é reflexo da falta de planejamento, profundo estudo de mercado e tendências, treinamento da equipe para atendimento aos clientes, entre outros fatores.

O SEBRAE oferece consultores que disponibilizam seus conhecimentos para traçar o plano estratégico de microempresas, com o intuito de elevar o nível de conhecimento do empreendedor e oferecer para os clientes produtos com excelência e bom atendimento.